Início Documentação

IPC - Índice de Propensão à Conclusão


O cálculo:

O IPC (Índice de Propensão à Conclusão) é dado por: , onde:


O que ele mede:

Diferente do IAA (Índice de Aproveitamente Acumulado) que mede rendimento, o IPC mede o andar do estudante ao longo do curso, indicando a tendência do estudante de integralizar o currículo no tempo mínimo previsto no PPC, por um lado, ou no tempo máximo, por outro.

O IPC serve como primeira e rápida análise para identificar a situação do estudante em relação à integralização do currículo, não importando a fase que na qual ele se encontra. Desta forma o IPC possibilita identificar os estudantes que necessitam maior ou menor grau de atenção e acompanhamento, fato que favorece o estabelecimento de políticas e programas de acompanhamento discente.


Valores típicos:

Normalmente o valor do IPC está no intervalo [0, 2], mas em algumas situações este valor pode estar acima de 2. Caracteristicamente:

Curso típico de 4 anos:
Curso típico de 5 anos:

Exemplo:

Considere um curso de graduação de 4 anos (8 semestres) cuja carga total é de 3600 horas-aula. Neste cenário em geral o tempo esperado para o estudante integralizar o currículo é de 8 semestres, enquanto que o tempo máximo possível é de 14 semestres. Assim:

Neste cenário, considere um estudante que já tenha cursado 4 semestres e que tenhaa obtido aprovação num total de 1300 horas-aula. Neste caso:

Como o IPC é superior a 1, significa que estudante tende a concluir o curso antes do prazo máximo de 14 semestres. Mas como o IPC é inferir a 1,75 (obtido pela divisão de NMAX/NMED = 14/8), significa que este estudante tende a demorar mais do que os 8 semestres que é prazo esperado para conclusão do curso.

Mas se por hipótese este mesmo estudante tivesse obtido aprovação em apenas 800 horas_aula, em vez das 1300 horas-aula do exemplo acima, o IPC seria:

Como o IPC é inferior a 1, isto indica que até este momento o estudante obteve aprovação em valor inferior à carga horária mínima necessária (cerca de 78%) para concluir o curso no tempo máximo, havendo risco significativo de que o estudante não integralize o currículo no prazo máximo de 14 semestres. Para reverter esta situação, nos semestres subsequentes este estudante precisará obter aprovação em carga horária superior às 257,2 horas-aula.